segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Aromaterapia e sua casa...

Em geral, a primeira coisa que se percebe quando se entra em uma casa, é o perfume dela. Não importa com o que ela se parece ou o quanto a sua mobília está na moda e sim como ela exala seus os cheiros.O nosso nariz é sempre extraordinariamente sensível, e por isso mesmo a forma pela qual ficamos e nos sentimos em um determinado ambiente depende indubitavelmente do nosso olfato.Os nervos olfativos estão situados na parte superior do nariz. Ao contrário dos nervos envolvidos no tato, na audição, etc., eles estão diretamente ligados ao cérebro.Entretanto, o fenômeno não se resume apenas nisso, pois o nariz é capaz de detectar uma quantidade muito maior de cheiros diferentes do que a quantidade de sons identificáveis pelo ouvido. O paladar e a visão são mais simples ainda, uma vez que todo o paladar e toda a visão são registrados através de apenas três ou quatro tipos de células nervosas. O nariz, contudo, registra até dez mil tipos diferentes de sensações olfativas.

Qual o aroma que você sente quando entra na sua casa?
Faça um teste! Dá próxima vez que chegar a sua casa, preste atenção no cheiro que ela tem.
Será que o seu ambiente exala um odor delicioso e aconchegante?
Ou será que nem tanto assim?Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem poder enorme sobre o cérebro humano. Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar!Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.


Procure impregnar a sua casa com aromas cuidadosamente escolhidos, pois isso elevará as suas emoções, inundará o seu corpo de energia e repouso e transbordará a sua alma de alegria. O aroma constitui uma forma poderosa e infinitamente sutil para transformar a atmosfera de seu ambiente.
Usando-o de maneira correta, você terá como equilibrar não só o seu humor como também o da família, dos seus amigos, de todas as visitas casuais.


Algumas idéias...

Spray Aromatizador: Substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambiente. Um produto versátil e prático, com a vantagem de controlar a quantidade de aroma desejado.

Difusor aromático com varetas: O Difusor aromático com varetas é prático e pode ser utilizado para aromatizar e decorar os ambientes.


Algumas fragrâncias com a utilidade e função. 
As essências aromáticas naturais têm características analgésicas, estimulantes, sedativas, anti-viróticas, expectorantes, estimulam as defesas do organismo e atuam poderosamente sobre o equilíbrio das emoções. Podem ser utilizados em massagens, banhos, vaporizadores, difusores, sprays, podendo atender tanto as necessidades pessoais quanto as de um ambiente específico. 

Conheçam algumas destas essências:  
- Âmbar: Tonico sexual.
- Camomila: Traz sorte, antidepressivo e calmante.
- Canela: Estimulante, traz prosperidade e sucesso.
- Cravo: Renova as energias.
- Erva Doce: Transmite força e coragem.
- Eucalipto: Promove a limpeza das vias respiratórias.
- Jasmim: Reduz o stress e é considerado afrodisíaco.
- Lavanda ou Alfazema: Estimulante do cérebro, ajudando na concentração.
- Lírio: Aumenta a intuição.
- Menta: Bom para usar nos ambientes para tirar cheiros. 
- Pinho: Aumenta a atração.
- Rosas: Amor, atração e beleza. 
- Sândalo: Eleva a espiritualidade.
- Vanila (baunilha): Estimula a sensualidade e os bons negócios.

(Fonte: Blog Caminho do Meio e Feng Shui, de Franco Guizeti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário